UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA
Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes
Disciplina: Gestão da Informação e Modelagem da Informação
Professora: Dra. Maria Gorete de Figueiredo
Resenha
do texto Review: Knowledge
Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and
Research Issues, de Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner.
A gestão do conhecimento é uma área
relativamente nova e em plana expansão, tendo entrado nas discussões em ambientes
dos mais diversos tipos, é hoje um fator de peso na definição estratégica
determinando a evolução e o futuro de toda organização. O conhecimento é um
campo bastante desenvolvido nas áreas da filosofia, psicologia, ciências da
informação, e de uma ampla variedade de saberes, sendo a base para um vasto
conteúdo desde o período grego até a atualidade.
A informação tem uma distinção
tênue muitas vezes do conhecimento, havendo inclusive uma forma conceitual de
hierarquizar o que constitui a informação, e o que a informação gera. Um dado,
por exemplo, é considerado como a matéria prima, ou seja, os números e fatos
originais. Já a informação é tida como um conjunto de dados processados, e o
conhecimento é a informação autenticada e utilizada pelas pessoas. Portanto
existe um vinculo intenso entre dado, informação e conhecimento.
O conhecimento pode ser visto sob
diversas perspectivas, considerando o estado mental, o objeto, o processo, o
acesso à informação ou a capacidade. Cada uma dá um enfoque diferente ao
conhecimento e também ao modo como os sistemas de informação se relacionam.
A gestão do conhecimento é uma área
bastante diversa, relacionada com outros saberes, se torna muitas vezes um tema
complexo por lidar com cultura organizacional, identidade, rotinas, políticas
de gestão, sistemas, processos, documentos e, sobretudo as pessoas. A gestão do
conhecimento se propõe não somente a aplicar com eficiências os conhecimentos
existentes, mas também criar novos conhecimentos como base para a formulação da
competitividade.
Os esforços sempre estiveram
concentrados no sentido de codificar, armazenar e transferir conhecimento, de
modo que hoje a gestão tem se tornado muito mais dependente da base de dados
disponível e do modo como as informações são processadas e disponibilizadas na
organização. Todo o qualquer processo decisório prescinde de informações reais,
bem estruturadas e conhecimento/competência para interpreta-las.
Uma discussão ainda bastante
recorrente na gestão do conhecimento é a relação que existe entre o
conhecimento tácito e o explicito, sendo ela uma sistematização que conceitua
métodos, processos e tratamentos específicos para cada tipo de conhecimento. Em
certas visões a tendência de tornar as ações padronizadas e procedimentadas
estimula a valorização apenas do conhecimento explícito, enquanto forma e validade
de conhecimento. Entretanto em outras visões, como em organizações inovadoras,
por exemplo, nas quais o conhecimento é gerado, multiplicado, com base em tudo
o que se tem coletivamente e individualmente, o conhecimento tácito muitas
vezes é o fator mais definitivo e valorizado numa organização. Entretanto já se
reconhece que essa dicotomia não é relevante visto que as duas perspectivas se
complementam e são necessárias e dependentes.
A utilização de sistemas de informação
nos processos organizacionais tem se tornado comum em todos os setores em
decorrência da tendência de processamento de dados, novos métodos de gestão e
novas pressões por prazo e resultados. Na gestão do conhecimento o uso de
tecnologias de informação tem se intensificado para dar suporte e incrementar
os processos de criação de conhecimento, armazenagem, transferência e
aplicação. As mais comuns aplicações dos sistemas na gestão do conhecimento são
a organização e difusão das melhores práticas, criação de diretórios
corporativos de conhecimento, e a formalização de uma rede de conhecimentos congregando
todos os envolvidos na organização.
O texto faz um amplo e objetivo
percurso pelas áreas que tem intima relação com o conhecimento, examina alguns
fatores conjunturais resultantes das mudanças sociais e posiciona a área
enquanto um dos mais relevantes aspectos na definição das estratégias organizacionais.
Fica evidente que a gestão do conhecimento não pode ser pensada separada da
aplicação das tecnologias da informação que potencializam substancialmente o
poder que o conhecimento tem de gerar benefícios e evolução na gestão e nos
resultados das mais variadas organizações.
Autor : Tobias Lopes, Aluno do
Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes
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