quinta-feira, 13 de junho de 2013



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes
Disciplina: Gestão da Informação e Modelagem da Informação
Professora: Dra. Maria Gorete de Figueiredo

Resenha do texto Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and Research Issues, de Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner.


A gestão do conhecimento é uma área relativamente nova e em plana expansão, tendo entrado nas discussões em ambientes dos mais diversos tipos, é hoje um fator de peso na definição estratégica determinando a evolução e o futuro de toda organização. O conhecimento é um campo bastante desenvolvido nas áreas da filosofia, psicologia, ciências da informação, e de uma ampla variedade de saberes, sendo a base para um vasto conteúdo desde o período grego até a atualidade.
A informação tem uma distinção tênue muitas vezes do conhecimento, havendo inclusive uma forma conceitual de hierarquizar o que constitui a informação, e o que a informação gera. Um dado, por exemplo, é considerado como a matéria prima, ou seja, os números e fatos originais. Já a informação é tida como um conjunto de dados processados, e o conhecimento é a informação autenticada e utilizada pelas pessoas. Portanto existe um vinculo intenso entre dado, informação e conhecimento.
O conhecimento pode ser visto sob diversas perspectivas, considerando o estado mental, o objeto, o processo, o acesso à informação ou a capacidade. Cada uma dá um enfoque diferente ao conhecimento e também ao modo como os sistemas de informação se relacionam.
A gestão do conhecimento é uma área bastante diversa, relacionada com outros saberes, se torna muitas vezes um tema complexo por lidar com cultura organizacional, identidade, rotinas, políticas de gestão, sistemas, processos, documentos e, sobretudo as pessoas. A gestão do conhecimento se propõe não somente a aplicar com eficiências os conhecimentos existentes, mas também criar novos conhecimentos como base para a formulação da competitividade.
Os esforços sempre estiveram concentrados no sentido de codificar, armazenar e transferir conhecimento, de modo que hoje a gestão tem se tornado muito mais dependente da base de dados disponível e do modo como as informações são processadas e disponibilizadas na organização. Todo o qualquer processo decisório prescinde de informações reais, bem estruturadas e conhecimento/competência para interpreta-las.
Uma discussão ainda bastante recorrente na gestão do conhecimento é a relação que existe entre o conhecimento tácito e o explicito, sendo ela uma sistematização que conceitua métodos, processos e tratamentos específicos para cada tipo de conhecimento. Em certas visões a tendência de tornar as ações padronizadas e procedimentadas estimula a valorização apenas do conhecimento explícito, enquanto forma e validade de conhecimento. Entretanto em outras visões, como em organizações inovadoras, por exemplo, nas quais o conhecimento é gerado, multiplicado, com base em tudo o que se tem coletivamente e individualmente, o conhecimento tácito muitas vezes é o fator mais definitivo e valorizado numa organização. Entretanto já se reconhece que essa dicotomia não é relevante visto que as duas perspectivas se complementam e são necessárias e dependentes.
A utilização de sistemas de informação nos processos organizacionais tem se tornado comum em todos os setores em decorrência da tendência de processamento de dados, novos métodos de gestão e novas pressões por prazo e resultados. Na gestão do conhecimento o uso de tecnologias de informação tem se intensificado para dar suporte e incrementar os processos de criação de conhecimento, armazenagem, transferência e aplicação. As mais comuns aplicações dos sistemas na gestão do conhecimento são a organização e difusão das melhores práticas, criação de diretórios corporativos de conhecimento, e a formalização de uma rede de conhecimentos congregando todos os envolvidos na organização.
O texto faz um amplo e objetivo percurso pelas áreas que tem intima relação com o conhecimento, examina alguns fatores conjunturais resultantes das mudanças sociais e posiciona a área enquanto um dos mais relevantes aspectos na definição das estratégias organizacionais. Fica evidente que a gestão do conhecimento não pode ser pensada separada da aplicação das tecnologias da informação que potencializam substancialmente o poder que o conhecimento tem de gerar benefícios e evolução na gestão e nos resultados das mais variadas organizações.

Autor :  Tobias Lopes, Aluno do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes


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