quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vídeos sobre Gestão do Conhecimento

Vídeos institucionais desenvolvidos para treinamento e estímulo dos times de projeto na área de Gestão do Conhecimento. Pode ser baixado completo em www.demarc.com.br/downloads.


Gestão do Conhecimento I - Primeira Parte


Gestão do Conhecimento I - Segunda Parte

Fonte: Postados no Youtube por Marcelo Gonçalves.


Gestão do Conhecimento e Modelagem da Informação – 2013

UFPB / CE / CCSA

Mestrado Profissional - Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA

Professora: Dra. Maria Gorete de Figueiredo.

Plano de Curso - Disciplina:






Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA

Centro de Educação - CE

Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes



 
Ementa: Visão sistêmica das organizações. Informação e conhecimento como ativos organizacionais. Conhecimento experiencial. Modelagem e redução da complexidade interna e externa nas organizações. Abordagens soft para a modelagem da informação e do conhecimento. Práticas e tecnologias para a gestão do conhecimento. Conceitos e abordagens sobre informação e conhecimento. Escolas de estratégia e modelos de gestão. A gestão estratégica da informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Responsabilidade ética e social nos negócios e nas organizações.

Apresentação:

A Gestão do Conhecimento e a Modelagem da Informação são de fundamental importância para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Informação e conhecimento são recursos que carecem do suporte das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para que sejam eficientemente utilizados.  Nesta disciplina, além de discutirmos conceitos fundamentais relacionados à informação e ao conhecimento nas organizações, apresentamos e analisamos de que forma as TDIC podem ser utilizadas para que seu uso seja efetivado como suporte à modelagem da informação e à gestão do conhecimento. A disciplina apresenta ainda uma abordagem de cunho aplicado, na qual se utiliza uma ferramenta para o diagnóstico das práticas de gestão do conhecimento em uma organização (Organizational Knowledge Assessment - OKA).

Calendário de Encontros Presenciais
Encontros
Datas
1o
09/05/2013
2o
11/05/2013
3o
23/05/2013
4o
06/06/2013
5o
20/06/2013




Avaliação:

Os aprendentes serão avaliados a partir de uma abordagem holística por meio da observação dos respectivos envolvimentos nas atividades apresentadas.

Elementos para avaliação:

- Seminários;
- Apresentação de relatório relacionado à aplicação do OKA;

- Participação nas atividades disponibilizadas a partir da ferramenta Moodle;

- Postagens no blog da disciplina;

- Participação efetiva nas discussões em sala de aula;

- Assiduidade.

Referências:

ALAVI, M. Knowledge management and knowledge management systems: conceptual foundations and research issues. MIS Quartely, v. 30, n.3, 2006, pp. 611-642.

ANGELONI, Maria T. (Coordenadora). Organizações do conhecimento. – São Paulo: Saraiva, 2003.

BECKER, K; VANZIN, M. O3R:Ontology-based mechanism for a human-centered environment targeted at the analysis of navigation patterns. Knowledge Based Systems, v.23, n.5, pp. 455-480.

BELLINI, G.G.P.; GIEBEELEN, E.; CASALI, R.R.B. Limitações Digitais. Informação & Sociedade: Estudos, v.20, n.2, 2010.

CHOO, C.W. A  Organização do Conhecimento. São Paulo: SENAC, 2006.

Bobadilla, J.; Serradilla, F; Bernal, J. A new collaborative filtering metric that improves the behavior of recommender systems.  Knowledge Based Systems, v.23, n.6, pp. 520-528.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Boston: Harvard Business School Press, 2000.

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

Delen, D.; Al-Hawamdeh, S. A holistic framework for knowledge discovery and management. Communications of the ACM, v.53, n.6, 2009, pp. 141-145.

EDGINGTON, T.; CHOI, B.; HENSON, K.; RAGHU, T.S.; VINZE, A. Adopting ontology to facilitate knowledge sharing. Communications of the ACM, v.47, n.11, 2004, pp. 85-90.

FLEURY, Maria T. L.; OLIVEIRA Jr., Moacir de M. (Organizadores). Gestão estratégica do conhecimento. – São Paulo: Atlas, 2001.

Hendler, J.;  Shadbolt, N.; Hall, W.; Berners-Lee, T.; Weitzner, D. Web science: an interdisciplinary approach to understanding the web. Communications of the ACM, v.51, n.7, 2008, pp. 60-69.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Kim,J.K.; Kim, H.K.; Oh, H.Y.; Ryu, Y.U. A group recommendation systems for online communities. International Journal of Information Management, v. 30, n.3, 2010, pp. 212-219.


NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

Reychav, I.; Weisberg, J. Going beyond technology: Knowledge sharing as a tool for enhancing customer-oriented attitudes. International Journal of Information Management, v. 29, n.5, 2009, pp. 353-361.

SANTOS. A.R. [et al.] (Organizadores). Gestão do conhecimento. – Curitiba: Champagnat, 2001.

SEGARAN, T. Programming Collective Intelligence : Building Smart 2.0 Web Applications. Sebastopol: O’Reilly Media, 2007.

SENGE, P.M. A quinta disciplina. São Paulo: Editora Best Seller, 1990.

STARKEY, K. Como as organizações aprendem. São Paulo: Futura, 1997.

TERRA, José C. C. Gestão do conhecimento. – São Paulo: Negócio Editora, 2000.

WEINBERGER, D. Everything Is Miscellaneous: The Power of the New Digital Disorder. New York: Holt Paper Backs, 2007.


Obs.: Materiais adicionais poderão ser indicados mediante necessidade específica encontrada ao longo do desenvolvimento da disciplina.