Ementa:
Visão sistêmica
das organizações. Informação e conhecimento como ativos organizacionais.
Conhecimento experiencial. Modelagem e redução da complexidade interna e
externa nas organizações. Abordagens soft
para a modelagem da informação e do conhecimento. Práticas e tecnologias para a
gestão do conhecimento. Conceitos e abordagens sobre informação e conhecimento.
Escolas de estratégia e modelos de gestão. A gestão estratégica da informação
para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.
Responsabilidade ética e social nos negócios e nas organizações.
Apresentação:
A Gestão do Conhecimento e a Modelagem da Informação são de
fundamental importância para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
Informação e conhecimento são recursos que carecem do suporte das Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para que sejam eficientemente utilizados. Nesta disciplina, além de discutirmos conceitos fundamentais relacionados à
informação e ao conhecimento nas organizações, apresentamos e analisamos de que
forma as TDIC podem ser utilizadas para que seu uso seja efetivado como suporte
à modelagem da informação e à gestão do conhecimento. A disciplina apresenta
ainda uma abordagem de cunho aplicado, na qual se utiliza uma ferramenta para o
diagnóstico das práticas de gestão do conhecimento em uma organização (Organizational Knowledge Assessment - OKA).
Calendário de Encontros Presenciais
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Encontros
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Datas
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1o
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09/05/2013
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2o
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11/05/2013
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3o
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23/05/2013
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4o
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06/06/2013
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5o
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20/06/2013
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Avaliação:
Os aprendentes
serão avaliados a partir de uma abordagem holística por meio da observação dos respectivos
envolvimentos nas atividades apresentadas.
Elementos para avaliação:
- Seminários;
- Apresentação
de relatório relacionado à aplicação do OKA;
- Participação
nas atividades disponibilizadas a partir da ferramenta Moodle;
- Postagens no blog da disciplina;
- Participação
efetiva nas discussões em sala de aula;
- Assiduidade.
Referências:
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Collective Intelligence : Building Smart 2.0 Web Applications. Sebastopol:
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Paulo: Futura, 1997.
TERRA, José C.
C. Gestão do conhecimento. – São
Paulo: Negócio Editora, 2000.
WEINBERGER, D. Everything
Is Miscellaneous: The Power of the New Digital Disorder. New
York: Holt Paper Backs, 2007.
Obs.: Materiais
adicionais poderão ser indicados mediante necessidade específica encontrada ao
longo do desenvolvimento da disciplina.