domingo, 9 de junho de 2013

A evolução da sociedade do conhecimento

Da invenção do fogo aos dedos nas telas; das inscrições nas cavernas aos dados na nuvem. Muita coisa aconteceu para que pudéssemos hoje nos comunicar com tanta facilidade e com um alcance jamais imaginado.

Explorar a história do conhecimento é estudar o curso do desenvolvimento da própria humanidade. Está tudo interligado: evoluímos à medida que encontramos formas de aperfeiçoar nossas capacidades e explorar as possibilidades de comunicar, aprender e ensinar. 

E é disso que esse vídeo trata. Um breve relato sobre como transformamos o mundo a nossa volta conforme aprimoramos nossas habilidades para adquirir e disseminar conhecimento.

Conheça a evolução da sociedade do conhecimento.






Geração do Milênio

A Telefónica realizou a pesquisa global “Jovens de hoje: líderes do amanhã”. Ao todo, foram entrevistados mais de 12 mil jovens, entre 18 e 30 anos, em 27 países.
A pesquisa apontou que 83% da Geração do Milênio (ou Y) acredita que a tecnologia facilita a colocação deles no mercado de trabalho. Os líderes dessa geração foram identificados como um novo sub-grupo, definido por sua competência com tecnologia, por sua paixão em participar nas iniciativas para resolver os desafios enfrentados por comunidades e pelo mundo e por seu ímpeto ao sucesso.
Os líderes da Geração Y são 11% da Geração Y mundial. Eles motivam as mudanças através da tecnologia. Os principais pontos de convergência entre eles são:
Concordam fortemente que estão na vanguarda da tecnologia.
Acreditam que conseguem fazer a diferença localmente.
Acreditam que tem oportunidades em seu país de se tornarem empreendedores ou desenvolverem uma ideia e levá-la para o mercado. 
Jovens líderes brasileiros
O Brasil tem uma das maiores concentração de líderes da Geração Y (18% ante 11% no mundo). Incertos sobre a economia, os Millennials brasileiros acreditam na carreira, na liberdade pessoal e no empreendedorismo — e acreditam muito mais que os jovens da mesma geração de outras regiões do mundo. Confira:
Mais da metade (54%) acredita que a economia global está na direção incorreta.
Quase metade (47%) acredita que ser um empreendedor é muito importante (22% no resto do mundo).
24% concordam fortemente que têm oportunidades em seu país para tornarem-se empreendedores (19% mundialmente).
81% acreditam que liberdade de expressão é um direito e não privilégio.
Além disso, metade (51%) afirma sempre participar do processo político (no resto do mundo, esse índice é de 28%).
    Via: 
    Humantech Gestão do Conhecimento

    Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira



    Livro
    Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira - Fábio Ferreira Batista / IPEA


    Download aqui.