UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA
Mestrado
Profissional: Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA
Disciplina:
Gestão da Informação e Modelagem da Informação
Professora:
Dra. Maria Gorete de Figueiredo
Resenha
do texto Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems:
Conceptual Foundations and Research Issues. MIS
Quarterly, V. 25, nº 1 (mar., 2001), pp. 107 – 136.
Por: Hertha
Cristina Carneiro Pessoa
Turma 3 -
2012 do MPGOA
Nas últimas décadas, o
estudo sobre gestão do conhecimento tem despertado crescente interesse das
organizações. Isso vem acontecendo porque estamos vivendo num mundo globalizado
e em constante mutação, gerando disputas acirradas de recursos, mercados e
receitas. Para ser competitiva nesse novo contexto, as organizações precisam saber
gerenciar o conhecimento organizacional, usando-o como uma excelente ferramenta
estratégica de competitividade, utilizando como apoio as tecnologias da
informação e comunicação (TIC).
Na literatura,
encontramos autores que em seus trabalhos nos apresenta uma clara e objetiva
abordagem sobre essa questão, tratando sobre conhecimento, sobre os sistemas de
gestão de conhecimento e sobre a contribuição das tecnologias da informação e
comunicação (TIC) para otimização dos processos. Um desses trabalhos é o de
Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner (2001), cujo título é Review: Knowledge Management and Knowledge Management System:
Comceptual Foundation and Research Issues (Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner
(2001)) - (Análise: Gestão do Conhecimento e Sistemas de Gestão de Conhecimento:
fundamentos conceituais e questões de pesquisa). No referido texto, Alavi e
Dorothy mostram os resultados de uma vasta revisão da literatura sobre gestão
do conhecimento e o trabalho desenvolvido nas organizações sobre esse tema.
O resultado desse trabalho nos é
apresentado na primeira parte, onde encontramos uma discussão sobre dados,
informação e conhecimento. Como não existe consenso entre os diversos autores
sobre a relação hierárquica entre esses três elementos, Alavi e Dorothy
concordam num ponto sobre essa questão: a categorização desses elementos deve
ser pautada pelo nível de abstração. Assim, dado seria o elemento mais primitivo
na cadeia de abstração, pois “não chega a transmitir algum significado
específico, já a informação “é todo conjunto de dados organizados
de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este, interpreta o
significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles.” (Turban,
McLean e Wetherbe, 2004, pg. 63). Enquanto que conhecimento, tanto pode ser
concebido como um “estado de espírito”, um objeto, um processo, uma condição de
acesso à informação, ou uma excelência do exercício prático.
Dentre os variados conceitos de
conhecimento, Alavi e Leidner corroboram com a afirmação de Watson (1999)
quando este diz que conhecimento pode ser entendido como a capacidade de
acesso, interpretação e utilização de informação para auxiliar na tomada de
decisão. Também concordam com a classificação de Polanyi e Nonaka quando estes
dividem o conhecimento em tácito e explícito.
Segundo CHOO (2006) o conhecimento
tácito é o conhecimento pessoal, que é difícil de formalizar ou comunicar a
outros. É constituído de Know how subjetivo, dos insgths e instituições que uma
pessoa tem depois de estar imersa numa atividade por um longo período de tempo.
Já o conhecimento explícito é um conhecimento formal, que é fácil transmitir
entre indivíduos e grupos. É frequentemente codificado em fórmulas matemáticas,
regras, especificações, e assim por diante.
Para Alavi e Leidner as TIC podem
funcionar como ferramentas facilitadoras do processo de transformação do
conhecimento tácito em conhecimento explícito, dotando, dessa forma, as
organizações de melhor capacidade para interpretar informações necessárias para
a tomada de decisões.
É nesse processo de gerenciar conhecimento,
fazendo uso das TIC que as organizações se preparam para o mercado competitivo.
Para Davenport e Prusak (1998) a gestão do conhecimento deve ter três
objetivos: tornar o conhecimento visível; desenvolver uma cultura de
compartilhamento do conhecimento e; criar um relacionamento interpessoal
interativo e colaborativo. O tratamento das informações a partir dessas
atividades transformadas por Davenport e Prusak em objetivos, faz surgir o
Sistema de Gestão do Conhecimento (KMS), elevando, assim, a competência das
organizações.
E para continuar competitivas, as
organizações devem ser vistas como um sistema de conhecimento composto por
quatro processos associados à natureza social e cognitiva da organização,
propostos por Nonaka e Takeuchi: Socialização, Externalização, Combinação e
Internalização. A socialização é
transferência de conhecimento tácito para tácito por meio do compartilhamento
de experiências, da observação, ou de habilidades que resultam na criação do
conhecimento tácito. A Externalização
é o processo de conversão de conhecimento tácito em explícito através do uso de
palavras e/ou imagens, diálogos, reflexão coletiva, metáforas, analogias e
hipóteses, além da dedução, indução e abdução. É considerada pelos autores como
a fase mais importante, pois cria conceitos novos e explícitos para as
organizações. Combinação é a ligação
e sistematização de conhecimentos explícitos e está fundamentada na codificação
em documentos. Internalização é a
conversão de conhecimento explícito em conhecimento tácito sob a forma de
modelos mentais, compartilhados com outros integrantes da rede, iniciando assim
uma nova espiral do conhecimento.
Para Alavi e Leidner (2001), a TI
tem um importante papel no processo de gerenciamento do conhecimento, pois os
recursos disponíveis podem ocasionar “uma maior amplitude e profundidade de
criação de conhecimento, armazenamento, recuperação, transferência e aplicação
nas organizações”. Isso propiciará melhorias e ganhos nos processos
organizacionais.
Por fim, a abordagem de Alavi e
Leidner, cujo foco é a gestão do conhecimento e os sistemas de gestão de
conhecimento, aliados à Tecnologia da Informação e Comunicação, traz importante
contribuição para o mundo organizacional, visto que apresenta um criterioso
trabalho acerca da importância do desenvolvimento de uma cultura
organizacional, cujo foco se direcione para os processos criadores de
conhecimento.
O texto apresentado pela mestranda Herta Cristina demonstrou ser claro e objetivo e cumpriu o papel de esclarecer sobre as ideias principais apresentadas no artigo resenhado.
ResponderExcluirPrestigiou o conceito de gestão do conhecimento, reconhecendo a sua relevância no mundo globalizado.
Fez a distinção entre conhecimento tácito e explícito, bem como sobre dado, informação e conhecimento, além de trazer o pensamento de cada autor citado no artigo.
Evidenciou o papel da tecnologia da informação no estudo analisado e a relevância desse estudo para a sociedade, especificamente para as organizações.