quinta-feira, 13 de junho de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrado Profissional: Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA

Disciplina: Gestão da Informação e Modelagem da Informação

Professora: Dra. Maria Gorete de Figueiredo

 

Resenha do texto Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and Research Issues (Análise: Gestão do Conhecimento e Sistemas de Gestão de Conhecimento: fundamentos conceituais e questões de pesquisa), que tem como autores Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner, e publicação no MIS Quarterly, V. 25, 2011.

 

Por Jaciara Gomes Raposo
Mestranda em Gestão em Organizações  Aprendentes – UFPB


Nos últimos anos, o conhecimento vem sendo tratado como um importante recurso organizacional. Nesta perspectiva, toda a produção da empresa, produtos e serviços prestados, dependem da combinação dos recursos tangíveis, com o conhecimento existente na organização.
Conforme os autores, esse conhecimento é incorporado e realizado através de várias entidades e organizações, cultura e identidade, funcionários, rotinas, políticas, sistemas e documentos. O conhecimento pode produzir a longo prazo vantagem competitiva sustentável.
Os autores fazem uma revisão da literatura e revelam uma complexidade e caráter multidimensional do conhecimento organizacional e de gestão do conhecimento.
Apresentam diferentes perspectivas ao abordar a questão do conhecimento a luz de Fahey e Prusak, Dreske, Machlup e Vance. Distinguem conhecimento, informação e dados. Dados são números brutos e com base nos fatos, a informação é processada, e o conhecimento é informação autenticada. Apresentam a ideia de Tuomi que defende que o conhecimento precisa existir antes da informação e antes que possam ser medidos os dados, ou seja, é a informação assimilada pelo individuo, relacionada a fatos, procedimentos, conceitos, interpretações, ideias, observações e juízos e significado.
De acordo com o artigo, o conhecimento pode ser visto de varias perspectivas. Pode ser visto como um objeto, equiparado com acesso à informação, como um processo uma capacidade. Cada perspectiva sugere uma estratégia de gestão do conhecimento diferente.     
Duas dimensões do conhecimento nas organizações são discutidas: tácito e explícito a partir de Polanyi (1962,1967), Nonaka (1994), onde dimensão tácita do conhecimento é composto de elementos cognitivos e técnicos refere-se a elemento cognitivo de um indivíduo.  A dimensão explícita do conhecimento é articulada, codificada, e comunicada de forma simbólica e/ou linguagem natural.
Em alguns momentos, supõe-se que o conhecimento tácito é mais valioso que o explícito. O que, segundo os autores, equivale a igualar a incapacidade de articular o conhecimento com o seu valor. No entanto ressalta que ambos os conhecimentos são importantes e mutuamente dependentes.
A gestão do conhecimento deve apoiar diferentes tipos de conhecimentos e os fluxos entre os diferentes tipos.  Refere-se à identificação e aproveitamento do conhecimento coletivo da organização com o intuito de aumentar a capacidade de inovação organizacional.
Segundo os autores as organizações possuem o conhecimento necessário para alavancar vantagem competitiva, mas não identificam nem avaliam o conhecimento existente de forma correta, sendo necessário desenvolver um processo de gestão do conhecimento. Desenvolver um conhecimento cultural, incentivando e agregando comportamentos, tais como a partilha de conhecimentos; a construção de uma infra-estrutura de conhecimentos,  não só um sistema técnico, mas  conexões entre pessoas em determinado espaço, tempo, ferramentas, e o incentivo para interagir e colaborar.
A Gestão do Conhecimento envolve várias atividades. e  considera  quatro processos básicos: Criação ( desenvolvimento  de novos conteúdos), armazenamento/recuperação( serve como memória organizacional), transferência (ocorre  entre indivíduos, entre indivíduos e grupos, entre grupos e do grupo para a organização) e aplicação do conhecimento (através dela a empresa adquiri uma fonte de vantagem competitiva).
No entanto, estes  processos obrigatoriamente não aumentam desempenho de uma organização. È preciso que o conhecimento existente seja postulado e que a empresa tenha a capacidade de aplica-lo efetivamente e incorpora-lo as rotinas organizacionais, buscando a criação de novos conhecimentos.
Neste contexto as tecnologias da informação podem desempenhar um papel importante na sistematização  da gestão do conhecimento,  intra- e inter-empresa .
O artigo enfatiza que tecnologias da informação vem facilitar os fluxos na organização, para que o montante máximo de transferência de conhecimento ocorra, assumindo que os indivíduos criam o conhecimento e podem melhorar o desempenho.
As tecnologias da informação podem ser aplicadas nas iniciativas de gestão do conhecimento organizacional como (1) a codificação e compartilhamento de melhores práticas, (2) a criação do conhecimento corporativo, diretórios, e (3) a criação de redes de conhecimento. Podem criar uma infra-estrutura e um ambiente que contribui para a gestão do conhecimento organizacional, atualizando, dando suporte, ampliando, e reforçando os conhecimentos, processos distribuição, e sinergia dos envolvidos.
 Em muitas organizações, uma mudança cultural pode ser necessária para que uma  gestão do conhecimento aconteça, como: alterar as atitudes e o comportamento dos funcionários, para que eles voluntariamente compartilhem conhecimentos e ideias.  
 A criação uma comunidade de prática, também é considerada um importante catalisador da criação de conhecimento uma vez que os indivíduos partilham uma língua comum e seria mais fácil discutir ideias abertamente. Além disso, essas comunidades desenvolver uma compreensão partilhada ou um  "coletivo base de conhecimento".
Percebe-se que a gestão do conhecimento é um fenômeno organizacional dinâmico e contínuo e depende de características de cada organização, grupos e indivíduos  envolvidos nas praticas coletivas e na forma como o conhecimento ou informação  é tratado, transferido, absorvido, recuperado, aplicado em suas rotinas organizacionais.

2 comentários:

  1. A presente resenha atinge os seus objetivos adequadamente quando a autora demonstra reunir os principais conceitos abordados no texto estudado.

    A aluna faz referência a muitos aspectos importantes, no entanto ressalto uma das passagens que reflete o desafio dos gestores na implementação da GC nas organizações:
    "Estes processos (criacao, transferencia, aplicacao e compartilhamento do conhecimento) obrigatoriamente não aumentam desempenho de uma organização. E preciso que o conhecimento existente seja postulado e que a empresa tenha a capacidade de aplica-lo efetivamente e incorpora-lo as rotinas organizacionais, buscando a criação de novos conhecimentos".

    Neste trecho a autora prossegue relatando a necessidade da mudança da cultura organizacional, bem como no processo de mudanca de atitudes e comportamentos dos atores envolvidos.

    Grande desafio para os gestores organizacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para refletir:

      "Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado". Albert Einstein.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.