UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAÍBA
Mestrado Profissional:
Gestão em Organizações Aprendentes - MPGOA
Disciplina: Gestão da
Informação e Modelagem da Informação
Professora: Dra. Maria
Gorete de Figueiredo
Resenha
do texto Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems:
Conceptual Foundations and Research Issues (Análise: Gestão do
Conhecimento e Sistemas de Gestão de Conhecimento: fundamentos conceituais e
questões de pesquisa), que tem como autores Maryam Alavi e Dorothy E. Leidner,
e publicação no MIS Quarterly, V. 25, 2011.
Por Jaciara Gomes Raposo
Mestranda em Gestão em Organizações Aprendentes – UFPB
Mestranda em Gestão em Organizações Aprendentes – UFPB
Nos
últimos anos, o conhecimento vem sendo tratado como um importante recurso
organizacional. Nesta perspectiva, toda a produção da empresa, produtos e serviços
prestados, dependem da combinação dos recursos tangíveis, com o conhecimento
existente na organização.
Conforme
os autores, esse conhecimento é incorporado e realizado através de várias
entidades e organizações, cultura e identidade, funcionários, rotinas, políticas,
sistemas e documentos. O conhecimento pode produzir a longo prazo vantagem
competitiva sustentável.
Os autores fazem uma revisão da
literatura e revelam uma complexidade e caráter multidimensional do
conhecimento organizacional e de gestão do conhecimento.
Apresentam
diferentes perspectivas ao abordar a questão do conhecimento a luz de Fahey e
Prusak, Dreske, Machlup e Vance. Distinguem conhecimento, informação e dados. Dados são números brutos e
com base nos fatos, a informação é processada, e o conhecimento é informação autenticada.
Apresentam a ideia de Tuomi que defende que o conhecimento precisa existir
antes da informação e antes que possam ser medidos os dados, ou seja, é a
informação assimilada pelo individuo, relacionada a fatos, procedimentos,
conceitos, interpretações, ideias, observações e juízos e significado.
De acordo com
o artigo, o conhecimento pode ser visto de varias perspectivas. Pode ser visto
como um objeto, equiparado com acesso à informação, como um processo uma
capacidade. Cada perspectiva sugere uma estratégia de gestão do conhecimento
diferente.
Duas dimensões
do conhecimento nas organizações são discutidas: tácito e explícito a partir de
Polanyi (1962,1967), Nonaka (1994), onde dimensão tácita do conhecimento é
composto de elementos cognitivos e técnicos refere-se a elemento cognitivo de
um indivíduo. A dimensão explícita do
conhecimento é articulada, codificada, e comunicada de forma simbólica e/ou
linguagem natural.
Em alguns
momentos, supõe-se que o conhecimento tácito é mais valioso que o explícito. O que,
segundo os autores, equivale a igualar a incapacidade de articular o
conhecimento com o seu valor. No entanto ressalta que ambos os conhecimentos
são importantes e mutuamente
dependentes.
A
gestão do conhecimento deve apoiar diferentes tipos de conhecimentos e os
fluxos entre os diferentes tipos. Refere-se
à identificação e aproveitamento
do conhecimento coletivo da organização com o intuito de aumentar a capacidade
de inovação organizacional.
Segundo
os autores as organizações possuem o conhecimento necessário para alavancar vantagem competitiva, mas não
identificam nem avaliam o conhecimento existente de forma correta, sendo necessário
desenvolver um processo de gestão do conhecimento. Desenvolver um conhecimento
cultural, incentivando e agregando comportamentos, tais como a partilha de
conhecimentos; a construção de uma infra-estrutura de conhecimentos, não só um sistema técnico, mas conexões entre pessoas em determinado espaço,
tempo, ferramentas, e o incentivo para interagir e colaborar.
A
Gestão do Conhecimento envolve várias atividades. e considera quatro processos básicos: Criação ( desenvolvimento de novos conteúdos),
armazenamento/recuperação( serve como memória organizacional), transferência (ocorre
entre indivíduos, entre indivíduos e
grupos, entre grupos e do grupo para a organização) e aplicação do conhecimento (através
dela a empresa adquiri uma fonte de vantagem competitiva).
No entanto, estes processos obrigatoriamente não aumentam desempenho de
uma organização. È preciso que o conhecimento existente seja postulado e que a empresa tenha a capacidade de aplica-lo efetivamente e incorpora-lo as rotinas
organizacionais, buscando a criação de novos conhecimentos.
Neste
contexto as tecnologias da informação podem desempenhar um papel importante na
sistematização da gestão do conhecimento, intra- e inter-empresa .
O
artigo enfatiza que tecnologias da informação vem facilitar os fluxos na
organização, para que o montante máximo de transferência de conhecimento ocorra,
assumindo que os indivíduos criam o conhecimento e podem melhorar o desempenho.
As
tecnologias da informação podem ser aplicadas nas iniciativas de gestão do
conhecimento organizacional como (1) a codificação e compartilhamento de
melhores práticas, (2) a criação do conhecimento corporativo, diretórios, e (3)
a criação de redes de conhecimento. Podem criar
uma infra-estrutura e um ambiente que contribui para a gestão do conhecimento
organizacional, atualizando, dando suporte, ampliando, e reforçando os
conhecimentos, processos distribuição, e sinergia dos envolvidos.
Em muitas organizações, uma mudança cultural
pode ser necessária para que uma gestão
do conhecimento aconteça, como: alterar as atitudes e o comportamento dos
funcionários, para que eles voluntariamente compartilhem conhecimentos e
ideias.
A criação uma comunidade de prática, também é
considerada um importante catalisador da criação de conhecimento uma vez que os
indivíduos partilham uma língua comum e seria mais fácil discutir ideias
abertamente. Além disso, essas comunidades desenvolver uma compreensão
partilhada ou um "coletivo base de
conhecimento".
Percebe-se
que a gestão do conhecimento é um fenômeno organizacional dinâmico e contínuo e
depende de características de cada organização, grupos e indivíduos envolvidos nas praticas coletivas e na forma
como o conhecimento ou informação é
tratado, transferido, absorvido, recuperado, aplicado em suas rotinas
organizacionais.
A presente resenha atinge os seus objetivos adequadamente quando a autora demonstra reunir os principais conceitos abordados no texto estudado.
ResponderExcluirA aluna faz referência a muitos aspectos importantes, no entanto ressalto uma das passagens que reflete o desafio dos gestores na implementação da GC nas organizações:
"Estes processos (criacao, transferencia, aplicacao e compartilhamento do conhecimento) obrigatoriamente não aumentam desempenho de uma organização. E preciso que o conhecimento existente seja postulado e que a empresa tenha a capacidade de aplica-lo efetivamente e incorpora-lo as rotinas organizacionais, buscando a criação de novos conhecimentos".
Neste trecho a autora prossegue relatando a necessidade da mudança da cultura organizacional, bem como no processo de mudanca de atitudes e comportamentos dos atores envolvidos.
Grande desafio para os gestores organizacionais.
Para refletir:
Excluir"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado". Albert Einstein.