A Telefónica realizou a pesquisa global “Jovens de hoje: líderes do amanhã”. Ao todo, foram entrevistados mais de 12 mil jovens, entre 18 e 30 anos, em 27 países.
A pesquisa apontou que 83% da Geração do Milênio (ou Y) acredita que a tecnologia facilita a colocação deles no mercado de trabalho. Os líderes dessa geração foram identificados como um novo sub-grupo, definido por sua competência com tecnologia, por sua paixão em participar nas iniciativas para resolver os desafios enfrentados por comunidades e pelo mundo e por seu ímpeto ao sucesso.
Os líderes da Geração Y são 11% da Geração Y mundial. Eles motivam as mudanças através da tecnologia. Os principais pontos de convergência entre eles são:
* Concordam fortemente que estão na vanguarda da tecnologia.
* Acreditam que conseguem fazer a diferença localmente.
* Acreditam que tem oportunidades em seu país de se tornarem empreendedores ou desenvolverem uma ideia e levá-la para o mercado.
* Acreditam que conseguem fazer a diferença localmente.
* Acreditam que tem oportunidades em seu país de se tornarem empreendedores ou desenvolverem uma ideia e levá-la para o mercado.
Jovens líderes brasileiros
O Brasil tem uma das maiores concentração de líderes da Geração Y (18% ante 11% no mundo). Incertos sobre a economia, os Millennials brasileiros acreditam na carreira, na liberdade pessoal e no empreendedorismo — e acreditam muito mais que os jovens da mesma geração de outras regiões do mundo. Confira:
* Mais da metade (54%) acredita que a economia global está na direção incorreta.
* Quase metade (47%) acredita que ser um empreendedor é muito importante (22% no resto do mundo).
* 24% concordam fortemente que têm oportunidades em seu país para tornarem-se empreendedores (19% mundialmente).
* 81% acreditam que liberdade de expressão é um direito e não privilégio.
* Além disso, metade (51%) afirma sempre participar do processo político (no resto do mundo, esse índice é de 28%).
* Quase metade (47%) acredita que ser um empreendedor é muito importante (22% no resto do mundo).
* 24% concordam fortemente que têm oportunidades em seu país para tornarem-se empreendedores (19% mundialmente).
* 81% acreditam que liberdade de expressão é um direito e não privilégio.
* Além disso, metade (51%) afirma sempre participar do processo político (no resto do mundo, esse índice é de 28%).
Via:
O que se percebe da pesquisa é que os brasileiros estão bastante entusiasmados com as possibilidades ofertadas pela tecnologia. Percebe-se também que o investimento na pesquisa realizada foi grande. Tomara só que os seus resultados sejam utilizados para permitir a essa geração perspectivas de crescimento. Ressalto também que até ler esse artigo, não conhecia os termos “ geração y” e “millennials”.
ResponderExcluirNadja, esse conceito surgiu no início da década de 2000, com estudos de COIMBRA; SCHIKMANN (2001), TAPSCOTT (2008), LOMBARDIA et al.(2008.) Seria oportuno estudar, quem tiver interesse, quanto ao acesso que essa geração teve/tem ao turbilhão de informações em relação às gerações anteriores, numa velocidade e tempo surpreendentes, se o conhecimento adquirido tenderia a se manter na superficialidade.
ResponderExcluirVi, por enquanto, o artigo na Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, indicado abaixo. Na verdade posso dizer que sabia da existência dessa geração,ou seja, daqueles que têm "facilidade" para lidar com a tecnologia,mas não tinha conhecimento de denominação dada a eles e do estudo aprofundado que me foi apresentado.
ExcluirComplementando...
ResponderExcluirCOIMBRA, R.G.C.; SCHIKMANN, R. A Geração Net; XXV . In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 15, 2001; Campinas. Anais ... Campinas:
ANPAD, 2001. CDROM.
TAPSCOTT, D. Geração Y vai dominar força de trabalho. ITWEB. 2008. Disponível
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=48473. Acesso em 30/10/2008.
TRIVIÑOS, A.N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em
educação. São Paulo: Atlas, 1987.
LOMBARDIA, P.G.; STEIN, G.; PIN, J.R. Politicas para dirigir a los nuevos profesionales –
motivaciones y valores de la generacion Y. Documento de investigación. DI-753. Mayo, 2008.
Disponível em http://www.iesep.com/Descargas/spdf/Gratuitos/R130.pdf. Acesso em 30/10/2008.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 20. ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2002.
In: VANCONCELOS, Kátia C.A. et al. A Geração Y e Suas Âncoras de Carreira. Disponível em: Acesso em 25.05.2012
Não apareceu no comentário, o endereço do trabalho de VASCONCELOS et al:
ResponderExcluirhttp://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/viewFile/197/178
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